terça-feira, 10 de junho de 2008

Yoga e seus efeitos

Todos sabem que o Yoga traz muitos benefícios...saúde, acalma a mente, trabalha a musculatura do corpo, nos direciona ao auto-conhecimento ...
Porém, o que muitos esquecem, é que pra se alcançar um resultado, é preciso algum esforço.
E no Yoga também é assim. Não existe milagre, do tipo que você faz uma aula e pronto: seus músculos se estiram, sua mente se tranquiliza, você cura aquela dor de cabeça persistente...
As coisas não funcionam assim...
NoYoga, como em qualquer atividade em que se queira alcançar seus melhores resultados, é necessário muita disciplina na prática. Estudo, reforma íntima, prática constante.
O ideal é que se pratique todos os dias, pelo menos alguns ásanas (posturas) e alguns pranayamas (respiratórios). Diante da correria da vida moderna, isso se torna quase impossível. Mas com um pouco de disciplina e um mat (tapede de prática), isso fica mais fácil.
Pratique com seu professor no mínimo uma vez por semana, mas incorpore em seu dia-a-dia as seguintes práticas:
1. Vrkshasana. (Postura da árvore). praticada diariamente, trás equilíbrio mental, emocional além de fortalecer a musculatura das pernas.
2. Uttanasana. Em pé, coluna ereta, tente alcançar os dedos dos pés com suas mãos.
3. Bujangasana. (Postura da cobra).
4. Chattuspadasana. (Postura do gato).
5. Adho Mukha Svanasana. (Postura do cachorro olhando para baixo).
6. Dandasana.(postura do bastão). Tente alcançar os dedos dos pés com as mãos. Atenção: coluna ereta.
5. Marichyasana. sente-se em dandasana(postura do bastão) e traga um joelho junto do tronco. Depois, faça a torção.
Pranayama: sentado de maneira confortável, coluna ereta, faça a respiração das narinas alternadas, o Nadí Shodhana. (não se esqueça do mudrá (posição das mãos) com a mão direita, sempre. Faça 10 vezes no mínimo.
Praticando os ásanas pelo menos 4 vezes por semana, o praticante vai sentindo a mudança em seu corpo, o estiramento dos músculos, a melhora na concentração, controle das emoções, além de todos os benefícios que cada postura trás aos órgãos internos.
Portanto, se você está na prática do Yoga e ainda não alcançou os seus objetivos, não desista!!! Pratique!!!
Namastê!

Nenhum comentário: