quarta-feira, 18 de junho de 2008

Melhore a flexibilidade...

Há muito tempo você tenta alcançar as mãos nos pés, mas não há meio de conseguir. As pernas também não abrem o suficiente e você sente que a virilha está travada. Essa falta de flexibilidade é perfeitamente comum entre os praticantes de Yoga. Mas existe um motivo para você não conseguir realizar os asanas e algumas técnicas que podem ajudar a melhorar a sua flexibilidade nas nas posturas, aproveitando os benefícios da prática.
O praticante também deve ficar atento às emoções e à mente para conseguir se soltar. A falta de flexibilidade física pode ser sinal de algum bloqueio emocional. O corpo físico é uma seqüência do corpo sutil; o ser humano somatiza tudo. Para melhorar o físico, é preciso trabalhar o sutil. Cada dificuldade está ligada a alguns problemas internos. É lógico que existe a questão genética, mas acredito que a maioria dos problemas está ligada ao emocional. Alguém que tem problema com asanas de torção, por exemplo, é uma pessoa que não consegue olhar as coisas por outro ângulo. Ou quem tem dificuldade para dobrar o corpo para frente, talvez seja uma pessoa com problemas de humildade.
Para trabalhar o corpo interno, fique atento à concentração e aos pensamentos para descobrir o que está bloqueando sua prática. Insista no asana bloqueado, prestando atenção à musculatura problemática, que a resposta vem.
O Yoga, especialmente a meditação, ajuda a pessoa a se conhecer profundamente e a descobrir o que emperra a prática e a vida. Portanto, pratique sempre. Só assim há melhora de flexibilidade: física e emocional.
(PY#06/08)

Nenhum comentário: