sexta-feira, 6 de junho de 2008

Yoga: auto-superação

Para a maioria das pessoas, o início da prática de Yoga tem uma próxima ligação com a palavra alcance.
Normalmente sente-se que está fora do alcance encostar as mãos nos pés, está fora do alcance o equilíbrio em uma única perna, está fora do alcance a flexibilidade quase desafiadora do instrutor.
Percebo que Yoga e tempo caminham juntos. Mas tempo e juventude andam juntos?
À medida que praticamos, descobrimos que muito mais desafiador do que posições de força, equilíbrio e flexibilidade é sentir o movimento que ocorre dentro de nós. Mas sentir o movimento que ocorre dentro de nós requer tempo. E tempo nem sempre é um bom aliado da estrutura física. Como fica essa equação? Ter um corpo jovem possibilita a prática do Yoga ou a prática do Yoga gera um corpo mais jovem?
A prática dos ásanas funciona como um "hormônio da energia". Hormônio é juventude. E é assim que nos sentimos: Jovens.
Yoga ativa o metabolismo do corpo e da introspecção. Destrói o "fora do alcance". Mesmo que ainda não se tenha alcançado.
Criança não tem vergonha, medo, orgulho e limites. Não tem os paradigmas impostos. Tem humildade de dizer “não sei”, de tentar fazer de novo (se não ficou bonito) e ainda dizer que não vai fazer de novo porque naquele dia está doendo muito.
Realmente, tenho certeza que Yoga rejuvenesce.No caminho para a execução dos ásanas, teremos mais cedo ou mais tarde que agir como as crianças.

Nenhum comentário: