Além de usarem e criarem especiarias com muita criatividade, os indianos também utilizam de modo particular os produtos derivados do leite, aos quais o hinduismo atribui um considerável valor, pois tem-nos como elementos capaz de reforçar a espiritualidade do indivíduo. O fato é que a presença de raita, da ghee e do panir se estende por toda a gastronomia.
A ghee e o raita dividem a importância. A ghee é a manteiga clarificada, que utilizam para fritar e como condimento. O raita é um molho de iogurte misturado com especiarias e produtos vegetais, usado em muitos pratos para diminuir o sabor apimentado.
Por fim, encontramos o panir, um produto parecido com um requeijão, que se prepara em casa. Tem também o koya, o leite coagulado (texturizado), feito com uma técnica milenar, usado em sobremesas e no preparo de alguns tipos de curry.
Até o dal (lentilhas) e chana (grão-de-bico), contribuem com seu sabor, em ensopados e frituras, mas especialmente no preparo de pães indianos: os rotis e os nan. Estes pães àzimos têm formas muito diferentes, sendo a do chapati a mais popular.
Os pães hindus podem ser como chapati (leves, macios), como rumali-roti (lâminas finas e crocantes) ou como nan (macio, triangular).
No próximo post falaremos sobre os molhos :)
Namaste ^.^
Nenhum comentário:
Postar um comentário