Existem mais de um bilhão de habitantes ao longo dos 3.300.000 quilômetros quadrados, que atravessam todas as paisagens possíveis, desde a cordilheira do Himalaia até a costa de Tuticorin, no extremo sul da Índia. Além disso, um litoral de 7.000 quilômetros. Estamos num país com cem dialetos, mil religiões e dois mil deuses diferentes. É possível, inclusive, que nos encontremos no único país capaz de encerrar um milhão de aromas numa cozinha que reúne luxo e facilidade, combinações que demosntram uma fantástica capacidade de sutileza e sedução.
A gastronomia hindu está tão marcada ela exibição aromática como pelo peso das correntes religiosas que convivem naquele território: hindus, budistas, cristãos, muçulmanos, judeus e jaínistas, criam uma dinâmica em que se estabelece uma estreita relação entre espiritualidade e comida.
Não se pode esquecer a influência da colonização britânica, ainda que o normal, nestes casos, seja os colonizadores deixarem muito menos do que aquilo que levam consigo.
Da Índia, herdaram referências notáveis como o curry, o chutney, o molho worcester, recriado a partir de um antigo condimento da zona de Bengala.
Bom, essa foi a primeira parte do tema abordado. Vou passar receitas típicas e falar mais um pouco sobre a culinária indiana.
Namaste :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário