quinta-feira, 26 de maio de 2011

Samosa - Pastéizinhos de legumes


Ingredientes (para 6 pessoas):

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 batatas médias
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de ervilha
  • 1 xícara de gengibre picado fino
  • 1 colher de sobremesa de sementes de coentro
  • 1/2 colher de sobremesa de pimenta-caiena
  • 1 colher de sobremesa de semente de mostarda
  • 1 colher de sobremesa de semente de cominho
  • 1 colher se sobremesa de suco de limão
  • 6 folhas de coentro
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • óleo
  • sal
Modo de preparo:

  1. Coloque a farinha numa travessa funda. Faça um buraco e acrescente sal, manteiga derretida e colheres de água. Amasse durante 10 minutos até ficar uniforme e não grudar nas mãos. Tampe com um pano úmido e coloque num local de temperatura morna.
  2. Frite a cebola com 3 colheres de óleo, acrescente gengibre, ervilhas, pimenta, coentro (moído), sal e refogue por 3 minutos. Adicione batatas cozidas sem pele , cortada em quadradinhos, as folhas de coentro, as sementes de mostarda, de cominho e o suco de limão. Cozinhe 5 minutos em fogo baixo. Retire e deixe esfriar.
  3. Divida a massa em bolas do tamanho de uma noz. Estique cada bola com um rolo de massa e recorte em forma de quadrado. Coloque um pouco de recheio no centro, molhe as beiradas usando um pincel com água. dobre na diagonal e una, pressionando com os dedos. Frite em óleo quente até que fique dourada. Escorra sobre um papel absorvente e sirva. :)


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Receita: Masala


Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de coentro em grão
  • 2 colheres de sopa de cominho em grão
  • 2 colheres de sopa de pimentas-do-reino em grão
  • 2 colheres de sobremesa de sementes de cardamomo
  • 1 colher de sobremesa de cravo da índia.
  • 1 malagueta seca
  • 2 paus de canela
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sobremesa de noz moscada ralada.
Torre as especiarias todas juntas. Mantenha em fogo médio por 3 minutos, mexendo para ficarem uniformes. Deixe esfriar sobre um papel absorvente e em seguida triture-as num moedor ou pilão pequeno até que se transformem em pó.

(pode ser conservado por até 1 mês em um recipiente fechado.)

Cozinhas da Índia - Parte 4



A mistura de frutas, hortaliças e ervas aromáticas cria dois tipos de molhos: chutney e achars.

Não é fácil imaginar uma mesa indiana sem a presença do chutney, o molho agridoce por excelência. Preparado com frutas e especiarias, cada colherada oferece um sabor novo e surpreendente. Podemos encontrar muitos tipos, elaborados com tamarindo, coco, tâmara, tomate, menta, mas a mais popular é a manga.

Os molhos indianos também permitem combinações fora desse padrão, como as de iogurte e tomate.

Já os achars são preparados com hortaliças ou frutas convervadas em suco de vinagre.

Pra finalizar, falemos sobre varak: lâminas de ouro ou prata muito finas que a cozinha indiana adiciona em alguns pratos (sobremesas, arroz, curries). É um condimento de luxo e uma homenagem ao convidado. Além de ser um produto exótico, estas lâminas são uma obra-primado artesanato local. Com um grama de metal e um pequeno martelo, o artesão consegue folhas tão finas que se desfazem com um simples toque.

Esperam que tenham gostado das explicações e curiosidades dessa culinária tão rica. :)

Nos próximos posts, algumas receitinhas pra vocês treinarem em casa !

Namaste ^.^

Cozinhas da Índia - Parte 3


Além de usarem e criarem especiarias com muita criatividade, os indianos também utilizam de modo particular os produtos derivados do leite, aos quais o hinduismo atribui um considerável valor, pois tem-nos como elementos capaz de reforçar a espiritualidade do indivíduo. O fato é que a presença de raita, da ghee e do panir se estende por toda a gastronomia.

A ghee e o raita dividem a importância. A ghee é a manteiga clarificada, que utilizam para fritar e como condimento. O raita é um molho de iogurte misturado com especiarias e produtos vegetais, usado em muitos pratos para diminuir o sabor apimentado.

Por fim, encontramos o panir, um produto parecido com um requeijão, que se prepara em casa. Tem também o koya, o leite coagulado (texturizado), feito com uma técnica milenar, usado em sobremesas e no preparo de alguns tipos de curry.

Até o dal (lentilhas) e chana (grão-de-bico), contribuem com seu sabor, em ensopados e frituras, mas especialmente no preparo de pães indianos: os rotis e os nan. Estes pães àzimos têm formas muito diferentes, sendo a do chapati a mais popular.

Os pães hindus podem ser como chapati (leves, macios), como rumali-roti (lâminas finas e crocantes) ou como nan (macio, triangular).

No próximo post falaremos sobre os molhos :)


Namaste ^.^

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cozinhas da Índia - Parte 2


Como acontece em todas as cozinhas de regiões pelo calor intenso e a umidade, as especiarias têm um importante papel. As pimentas e o alho, conservantes naturais, aumentam o período de vida dos alimentos e quando isso já não é possível, protegem o organismo do ataque bacteriológico provocado pela decomposição dos produtos. Os aromatizantes, aliados indispensáveis, dissimulam e corrigem sabores e odor de alimentos não muito frescos.

Cultivam todos os tipos de pimentas, incorporam nas receitas produtos como a assa-fétida (uma resina vegetal com aroma desagradável) e sementes como a do pepino amargo, da carambola... Qualquer planta, raiz, semente, casca, fruto ou hortaliça que caia nas mãos dos cozinheiros indianos, é transformada em condimento.

Um dos mais usados é o gengibre fresco, juntamente com o cardamomo, cominho, sementes de coentro, cravo e canela. Utilizam muito também o feno-grego, noz moscada, pimenta do reino, menta, hortelã, sementes de mostardae o tamarindo.
Mas acima de todos estes ainda temos o açafrão e a cúrcuma.

O curry não é encontrado em nenhum canto da Índia. O que os hindus chamam de curry por lá, é um ensopado, com legumes podendo ter carne ou peixe, e muitas especiarias.

Muito usada na Índia, a masala é uma requintada mistura de condimentos, ervas, plantas aromáticas, que chega a incluir até 30 ingredientes. Quando essas especiarias são torradas, recebem o nome de garam masala, juntando ao prato nos últimos minutos da preparação.

Os indianos cozinham de diversas maneiras, uma delas é a tikka(técnica de se cozinhar na grelha) ou com tandoori, ramo bastante popular na Índia em que a carne ou o peixe são marinados no iogurte antes de serem assados num forno de argila chamado tandoor.

Não podemos esquecer o panch, outra mistura mais conhecida na cozinha bengali, ou o paan, que se mastiga depois da refeição. (com propriedades digestivas e refrescantes).

Continuaremos no próximo post , falando sobre a importância dos laticínios para os indianos.

Namaste :)

As Cozinhas da Índia


Existem mais de um bilhão de habitantes ao longo dos 3.300.000 quilômetros quadrados, que atravessam todas as paisagens possíveis, desde a cordilheira do Himalaia até a costa de Tuticorin, no extremo sul da Índia. Além disso, um litoral de 7.000 quilômetros. Estamos num país com cem dialetos, mil religiões e dois mil deuses diferentes. É possível, inclusive, que nos encontremos no único país capaz de encerrar um milhão de aromas numa cozinha que reúne luxo e facilidade, combinações que demosntram uma fantástica capacidade de sutileza e sedução.

A gastronomia hindu está tão marcada ela exibição aromática como pelo peso das correntes religiosas que convivem naquele território: hindus, budistas, cristãos, muçulmanos, judeus e jaínistas, criam uma dinâmica em que se estabelece uma estreita relação entre espiritualidade e comida.

Não se pode esquecer a influência da colonização britânica, ainda que o normal, nestes casos, seja os colonizadores deixarem muito menos do que aquilo que levam consigo.

Da Índia, herdaram referências notáveis como o curry, o chutney, o molho worcester, recriado a partir de um antigo condimento da zona de Bengala.

Bom, essa foi a primeira parte do tema abordado. Vou passar receitas típicas e falar mais um pouco sobre a culinária indiana.

Namaste :)