segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ansiedade

A ansiedade se produz quando pensamos em algum evento ou situação que pode representar ameaça e, como ocorre na depressão, pode alterar nossas funções físicas e psicológicas normais. Muitas vezes como consequências da ansiedade, nos sentimos fatigados por falta de sono, ficamos tensos, irritáveis e às vezes sofremos dores de cabeça ou dificuldade de respirar.
As pessoas que sofrem de ansiedade tendem a respirar curta e superficialmente. Isso conduz a uma ansiedade no coração e que provoca disparos nos batimentos cardíacos. A ansiedade pode ser aguda ou crônica. Os sintomas físicos são: náusea, calores, enjôo, tremores, tensão muscular, dor de cabeça, dor nas costas ou uma sensação de pressão no peito.
Ainda que a maior parte das pessoas enfrente a ansiedade com medicamentos, psicólogos e terapias de relaxamento, possivelmente o remédio mais simples e mais efetivo seja aprender a respirar lenta e conscientemente. Em outras palavras, pranayama - um de seus efeitos é acalmar a mente. Além do uso de diversas técnicas de pranayama, recomendam-se as seguintes posturas:
1. deitada de barriga para cima, com almofada embaixo da coluna, na região da lombar. Use um travesseiro baixo ou toalha dobrada para apoiar a cabeça. Mantenha braços com as palmas das mãos viradas para cima e pernas afastafas também. (Shavasana);
2. Viparita na parede. Como fazemos nas aulas, sente-se com os glúteos bem próximos da parede e deite-se erguendo as pernas, apoiando-as na parede. Use uma almofada embaixo da lombar e uma toalha dobrada para apoiar a cabeça;
3. deite novamente de barriga para cima, em cima de alguns cobertores dobrados, de maneira que da sua lombar até seus pés, fiquem sobre o cobertor. O tórax e a cabeça devem ficar um nível abaixo do resto do seu corpo.
4. sente-se e faça o Nadi-shodhana, a respiração das narinas alternadas, como realizamos nas aulas.
Boa prática! Namaste!
(PYJ#jun/08)

Nenhum comentário: