Muito se sabe dos benefícios emocionais e mentais do Yoga. A prática constante traz equilíbrio, conhecimento pessoal e melhora alguns problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Os asanas também ajudam a deixar a coluna mais alongada, diminuindo dores físicas. E, apesar de não ser o objetivo do Yoga, a prática também pode ajudar a emagrecer.
O Yoga, apesar de não ser tão agitado quanto uma aula de aeróbica, também é um exercício e promove a queima de calorias. Quanto mais forte e dinâmica for a prática, maior a chance de emagrecer. A queima de calorias em cada aula depende muito de cada pessoa e da intensidade da prática. Duas pessoas podem queimar quantidades diferentes de calorias em uma mesma aula porque uma faz com mais cautela e a outra é mais enérgica. Uma seqüência muito boa para emagrecer é o Surya Namaskar (saudação ao sol), pois usa bastante a força e é bastante dinâmica. As invertidas também são indicadas para quem quer gastar mais caloria.
O Yoga também ajuda a emagrecer de outras maneiras. Como a pessoa começa a se conhecer e a controlar os sentimentos, a comida acaba sendo apenas um coadjuvante na vida. O Yoga controla a ansiedade e faz com o praticante coma menos e, conseqüentemente, emagreça. Além disso, a prática ativa a energia vital fazendo com que o organismo funcione perfeitamente, eliminando os excessos. O Yoga promove um funcionamento completo do corpo, inclusive do sistema endócrino, levando ao emagrecimento. O sistema endócrino é responsável pelos hormônios e, muitas vezes, pelo excesso de peso. Alguns asanas ajudam a melhorar o funcionamento deste sistema. O Matsyasana (postura do peixe), por exemplo, é muito bom para a tireóide.
PYJ#07/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário