terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Shanti Mantra (mantra da paz)



Omsahana vavatusahanau bhunaktusahaviryam karva vahaitejas vinava dhitamastumavidvisha vahaiOm shanti shanti shantihi


Que todos nós estejamos protegidos e unidos.Que todos nós estejamos nutridos e unidos.Que nós todos possamos trabalhar juntos,unindo as nossas forças pelo bem comum da Humanidade.Que o nosso saber seja luminoso e realizador.Que nunca briguemos e não haja inimizade entre nós.Om. Que haja paz, paz, paz.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Frase do dia:


" sem alicerces firmes, uma casa não pode ficar em pé. Sem a prática dos princípios dos yamas e nyamas, que proporcionam firmes alicerces para a edificação do caráter, não pode haver uma personalidade integrada. A prática de àsanas sem o suporte de yama e nyama é mera acrobacia. As qualidades exigidas de um aspirante são: disciplina, fé, tenacidade e perseverança para praticar o yoga regularmente, sem interrupções."

B.K.S. Iyengar

O caminho dos yogis...


  • Para sermos Yogis, devemos percorrer um caminho de 8 partes, descrito no Yoga Sutras de Patanjali, que são: yamas, nyamas, asanas, pranayamas, pratyahara, dhárana, dhyana e samadhi.
  • Os Yamas são atitudes que você deve ter em relação à você, às outras pessoas e em relação à natureza. Os Yamas são 5: Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacharya e Aparigraha.
  • Os Nyamas são observâncias que visam a organização interior do indivíduo. São 5 também: Saucha, Samtosha, Tapas, Svadyaya, Ishvara Pranidhana.
  • Os Ásanas são posturas estáveis e confortáveis.
  • O Pranayama é o controle do prana através da respiração.
  • O Pratyahara é o controle dos sentidos, para que eles não interfiram no seu pensamento, no seu centro.
  • O Dhárana é uma ferramenta que você vai usar pra meditar. É você focar sua atenção em algo. O Dhyána é meditação. Quando você tem o domínio da mente, você pode por ela pra trabalhar como você quer.
  • O Samádhi é o êxtase. Um estado alterado de consciência, atingido através do domínio de todas as práticas citadas acima.
  • Todas estas etapas são muito complexas. Apenas a prática de cada uma delas, pode levar o praticante a entendê-las por inteiro.
  • Mas podemos trilhar este caminho aos poucos, seguinho nosso ritmo. O importante é ter disciplina, amor e vontade.
    namaste!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mudrás


Em sânscrito significa selo, estampa. Mudrás são marcas e atributos divinos impressos no corpo do praticante de Yoga. O símbolo formado pelas mãos e dedos de diversas maneiras produz um efeito muito poderoso sobre o físico e o psíquico, atingindo e estimulando os chakras.

Os Mudrás são posições que fecham de modo inviolável o "sopro" no interior do corpo. No Hatha Yoga Pradipika, existem 10 mudrás, que devem ser guardados em segredo por seus praticantes. O Gheranda Samhita reconhece 25 mudrás.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Curiosidades da Índia...Tulasi


Na India, é uma planta universalmente apreciada por yogis, místicos e santos de várias tradições espirituais. O nome botânico, Ocimun sanctum (sanctum significando santo), usado em respeito a uma tradicão ancestral escrita há mais de 5000 anos atrás. Há muitas referencias a esta planta sagrada através dos Vedas, conhecidos como os mais antigos textos existentes.Suas flores, folhas e madeira são parte integral da vida e adoração indiana. Nenhuma oferenda e considerada completa sem flores ou folhas de Tulasi, e a madeira e cuidadosamente queimada para a confecção de colares e "japa mala", contas de meditação usadas para a contagem de mantras e oracões. Tulasi é compreendida como a encarnação em forma de planta da deusa Vrindadevi. Ela incorpora a beleza da flora e da fauna do último ser da floresta espiritual, Vrindavana. Ela aparece nesse mundo através desta planta, e suas folhas podem ser usadas para se ofertar a Krishna. "O deus supremo, a incorporação da verdade, a consciência e a bem aventurança e conhecida como Krishna ou Govinda. Tulasi é simples em todos os sentidos. Simples ao se ver, simples ao se tocar, simples ao ser relembrada, simples ao se ouvir dela, ou simples ao se assoprar sua árvore, há sempre simplicidade. Qualquer um que se encontra com a árvore Tulasi nas formas mencionadas acima vive eternamente no mundo espiritual.Purificando o corpo, mente e emocões, os granulos de Tulasi sempre podem ser vistos ao redor dos pescoços de yogis sérios e místicos na Índia. Em praticamente todo templo da Índia há um lugar especial reservado a esta planta sagrada.