quinta-feira, 9 de julho de 2009

O sábio Patanjali


Patanjali foi a primeira pessoa a apresentar a antiga tradição do yoga de forma sistemática: por isso, ele é considerado o fundandor do Yoga. Patanjali viveu por volta do ano 200 a.C.

Há uma história interessante sobre o nascimento de Patanjali. Sua mãe, Gonika, era muito devota. Um dia, enquanto se banhava no rio, Gonika orou ao deus Sol, " ó, senhor, por favor, conceda-me um filho glorioso".

Em resposta às suas preces, o deus Sol ordenou que a sábia serpente Shesha (ou Ananta) nascesse como filho de Gonika. No mesmo instante, a grande Shesha transformou-se em uma pequena serpente e pulou para as palmas das mãoe de Gonika, que se fecharam em forma de concha. A serpente então se transformou em um lindo menino. Gonika ficou encantada e deu à criança o nome de Patanjali. Pata significa cair e anjali quer dizer palmas das mãos unidas.

Patanjali cresceu e se tornou um homem extraordinário, reconhecido por seus ensinamentos e sabedoria. Ele foi autor de três trabalhos brilhantes: a gramática sânscrita, o tratado sobre a Ayurveda, antiga medicina indiana, e os Yoga Sutras, considerado o mais importante dos três.

Os Yoga Sutras de Patanjali são um trabalho extraordinário que, por meio de 196 alforismos, explica claramente o que é Yoga.


(Rajiv Chanchani e Swati Chanchani)

Nenhum comentário: