terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Purgação Mental

A psicanálise do Yoga é o melhor remédio contra o sofrimento


"Para a psicanálise, o nível consciente da mente inibe e reprime a manifestação de certas tendências, impulsos instintivos e certos conteúdos dos níveis ocultos. A psicologia hindu, precursora da psicanálise, diz exatamente o mesmo: vasanas (desejos, necessidades, tendências e motivações profundas) e samskaras (impressões, conteúdos representativos) jazem operantes e potentes no inconsciente. Conforme sejam vasanas e samskaras, assim somos nós; assim é nosso destino. O que pensamos, sentimos, fazemos, tudo decorre de samskaras e vasanas. Esses componentes de nosso ser profundo ali foram acumulados por nossas ações passadas. Conforme tenham sido, puras ou impuras, positivas ou negativas, por nós ou contra nós, construtivas ou destrutivas- haverá saúde, paz, felicidade, alegria ou doença, desventura ou ansiedade. Se no passado vivemos inconsequentemente acumulando conteúdo nefasto, hoje padecemos o resultado disso, pois "quem planta, colhe". Assim é que somos consequências do que fomos. Podemos também dizer que fizemos agora o que amanhã seremos. Tal é a chamada lei de karma.

De tudo isso se conclui que o melhor remédio contra o sofrimento, inclusive angústia, é a anulação das sementes nefastas, vasanas e samskaras, deletérios que se acham nos planos ignotos da mente. Em resumo, esse é o método "psicanalítico" hindu. Um dos métodos de conquistar a mente. Esse é o fundamento da Ashtanga Yoga ou Raja Yoga, que consiste em esterilizar as sementes daninhas a fim de não virem a germinar sofrimentos. As vasanas e samskaras que por quaisquer métodos, são tornadas infecundas, inoperantes, ao mesmo tempo que nos redime das consequências do passado, tornam possível o êxtase transcedente (samadhi), que por sua vez abre as portas à Realidade.

A tática militar considera fator da vitória o conhecimento do inimigo. A ciência médica acha que um exato diagnístico já é, em si, meio caminho andado na terapêutica. A psicanálise, por sua vez, fundamenta seu tratamemento na identificação de motivos profundos e ignotos, escondidos desde os dias esquecidos da infância. Vichara é a "psicanálise" do Yoga. É com esse descortinar das regiões abissais da mente que chegamos a conhecer nossas tendências, impulsos, impressões, registros, clichês inconscientes, e desse conhecimento advém a libertação."

Hermógenes, Livro Yoga para nervosos, pg. 418
" Diz-se de quem ultrapassou as qualidades quem, sentindo o efeito que as qualidades produzem - percepção, ação ou ilusão - não lhe repugnam os maus frutos advindos nem anseia pelos bons frutos frustados"


Krisha (B. Gita, cap. XIV, 22)
"Quando estamos relaxados no asana, nos movemos para fora mas ao mesmo tempo estamos centrados; a execução é externa, e a penetração, interna. Foi isso que Patanjali quis dizer no segundo sutra sobre o asana, ao afirmar: 'Atinge- se a perfeição quando o esforço para executá-lo se torna sem esforço e o ser infinito interior é alcançado.'"


B.K.S. Iyengar