quinta-feira, 30 de abril de 2009

Explicação poética de Maya (ilusão) por Hermógenes



"Deus, o Uno, em Maya revela seu Verso, fazendo-se Uni-verso.
Eu, parte do universo, vivo a buscar meu Verso, para voltar a ser Uno.
Maya Chamam-te ilusão os que não têm olhos de ver.
Aos olhos cegos a cegueira aumenta.
Não se iludem contigo os videntes.
Vêem-te a aparência que és,mas também Aquilo que aparentas.
Maya,véu que vela Deus a olhos impuros.
Maya,véu que O des-vela aos olhos de pureza.
Para aqueles,multiplicidade e variedade de seres.
Para estes,a Unidade do Ser.
Aqueles, no concreto retidos.
Estes,no abstrato libertos,por trás, além.
Aqueles,no tempo enredados.
Estes,no Eterno abismados.
Aqueles,no finito presos.
Estes,no Infinito perdidos.
Aqueles,de sombras cativos.
Estes,do Real comensais.
Aqueles,em miragens detidos.
Estes,imunes às seduções.
Procuro ver-te,nuvem bondosa,sem a qual me queimaria os olhoso ofuscante esplendor de Deus."

Ocultação

"Maya:
perene parábola do Eterno,tecida de tempo;esconderijo do Infinito,na ilusão do espaço;
disfarce do Inominávelde muitos nomes;
veste do Informede multifária aparência...

Maya:
poder de criar,criadora de fantasia,biombo fascinante,engano, encanto...
Ao que tem, dar-se-lhe-á;ao que não tem,até o quase nada que temlhe será tirado.
A vitória é daquele que, intimorato, prudente,sereno, equânime,abnegado, persistente,discernindo, refletindo,meditando,perquirindo,mata a ilusão,rompe o encanto,destroça o engano,com a espada do Saber."

O véu

"Há a Vida.
Há um véu,o véu que vela a Vida.
Quem só vê o véu, não vê a Vida.Quem consegue des-velar a Vida já não vê o véu,e vê que ele é a própria Vida."

Hermógenes.
"Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai." (Katha Upanishad, VI)

Frase do dia

Realmente, não há mérito maior que o Yoga. Não há bem mais elevado que o Yoga. Não há sutileza mais fina que o Yoga. Não há nada mais excelso que o Yoga.


(Yogashikha Upanishad, I:67)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como a prática do Yoga pode ajudar no tratamento da asma?


O Yoga, apesar de não ser um das soluções para a cura definitiva da doença, surge como opção de terapia complementar para o tratamento da asma.Geraldo Lorenzi Filho, médico pneumologista do Incor, afirma que a asma tem uma relação estreita com o estresse. “Ele não chega a ser a causa da doença, mas o asmático piora muito em momentos de estresse”. Para tal, existem dois mecanismos de controle: terapias de apoio e exercícios respiratórios. Neste sentido, o asmático pode se beneficiar muito com a prática de Yoga. Lílian Le Page, professora de Yoga do Centro Montanha Encantada, afirma que a prática ajuda o asmático a se manter calmo no momento da crise. “Ele toma consciência do próprio corpo, da própria respiração, e consegue de fato usar tudo aquilo que aprendeu na aula para superar o ataque de asma”.Uma pesquisa publicada no British Medical Journal, feita por dois pesquisadores do Vivekananda Kendra Yoga Research Foundation, na Índia, mostra a eficácia da prática do Yoga no tratamento da asma. O estudo observou 53 pacientes que foram submetidos a um programa de treinamento que incluía asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios), dhyana (meditação) e uma sessão de prática devocional. Tudo isso durante 65 minutos diários. Posteriormente, foram comparados a um grupo de controle, também com 53 pacientes, com equivalência de idade, sexo, tipo e gravidade da asma, que continuou a se tratar com os remédios usuais. O resultado mostrou grande melhora no grupo que praticou Yoga, no que concerne aos números de crises por semana. Segundo o Dr. Lorenzi, muitas vezes o asmático não sabe respirar direito e profundamente. Por vezes, sua respiração é curta e ele não exercita os brônquios, os pulmões corretamente. Nesse sentido, os exercícios respiratórios podem ajudar muito o asmático. “Eles aumentam a capacidade respiratória”, diz Lílian. Um dado curioso. Existe uma relação entre asma e obesidade. Pessoas obesas têm maior tendência a ter asma, ou a deixar o estado da doença mais grave. “Ainda aqui a prática de Yoga é interessante, pois a aula é composta por uma série de exercícios que pode ajudar uma pessoa a perder peso”, explica Lorenzi.

Asma é a doença crônica mais comum em crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Segundo Maurício Salem, professor de Yoga para crianças no Rio de Janeiro, a aula de Yoga direcionada para esses pequenos trabalha principalmente a educação respiratória, o que pode ser muito benéfico para os asmáticos. Ele explica que os exercícios respiratórios do Yoga desenvolvem a capacidade de controle do diafrágma. “É importante trabalhar a respiração e a inspiração máxima para fortalecer os músculos intercostais e ter mais consciência e controle da respiração”. Além disso, exercícios de respiração pela boca podem ser muito eficientes já que permitem um prolongamento da expiração. Maurício explica que é importante praticar asanas que trabalham a abertura o peito, como o dandasana (postura do bastão) e o baddhakonasana (postura entrelaçada do ângulo), mas deve-se evitar a prática de posturas invertidas. “Muitas vezes, as crises vêm acompanhadas de constipações nasais, como rinite e sinosite, e a prática deste tipo de postura pode deixar a criança com muita dor de cabeça”.Ele conta ainda que atividades simples como cantar e espreguiçar podem ser muito benéficas para o trabalho respiratório. “Ao se espreguiçar, estabelece-se a união de todo o corpo, da ponta do dedão ao topo da cabeça, respira-se profundamente e solta-se todo o ar."


PYJ # 28/04/09